Como limpar estruturas de alumínio de portas e janelas

poradmin

Como limpar estruturas de alumínio de portas e janelas

Como limpar estruturas de alumínio de portas e janelas; Para limpar as estruturas de alumínio de portas e janelas, leia nosso artigo com dicas e truques que vão facilitar essa tarefa. Confira!

Duráveis e altamente resistentes, as estruturas de alumínio são uma ótima opção para portas e janelas. Mas, seja na área interna ou externa da casa, é preciso cuidados para evitar o surgimento de marcas no metal e manter o seu brilho.

Por isso, é importante realizar a limpeza das esquadrias de alumínio de portas e janelas no mínimo a cada doze meses. Assim elas não só vão se manter novas por mais tempo como você também evita que elas apresentem problemas na hora de abrir ou fechar. Confira a seguir como limpar alumínio corretamente.

Nunca utilize removedores ou produtos abrasivos para limpar as estruturas de alumínio da sua casa, já que eles podem danificar o metal. O melhor é lavar o material com uma mistura de água e detergente para roupas, como OMO ou outro sabão de sua preferência.

Limpeza de estruturas externas de alumínio
Para limpar a parte externa de alumínio de suas portas e janelas, basta seguir as instruções a abaixo:

Utilize uma mangueira para molhar as portas e janelas de alumínio. Isso vai remover a sujeira superficial, facilitando bastante seu trabalho.
Depois, esfregue as estruturas com uma solução com detergente de roupas, como Surf, ALA ou outras marcas. Adicione um quarto do copo medidor do detergente a um balde com água morna.
Outra opção é usar um limpador especial para alumínio. Mas lembre-se de seguir as instruções do fabricante e testar o produto em uma pequena área antes de aplicar.
Limpe, então, as estruturas sempre de cima para baixo, utilizando um pano úmido. Isso vai evitar que a sujeira escorra para as partes já limpas.
Por fim, enxágue com água limpa. Certifique-se de remover todos os resíduos do produto de limpeza ou partículas de sujeiras que possam ter permanecido na superfície.

Limpeza de estruturas internas de alumínio
A limpeza de estruturas internas de alumínio de portas e janelas é relativamente simples. Confira o passo a passo:

Passe um pano úmido pela superfície da estrutura.
Em seguida, use um limpador para alumínio, como aquele utilizado para as estruturas externas.
Remova o excesso de água com um pano seco e limpo. Isso vai ajudar a dar brilho ao material.
Para finalizar a limpeza e tirar as manchas dos vidros das portas e janelas de alumínio, use um produto eficiente como Cif Vidros.

Como polir estruturas de alumínio
Depois da limpeza, você pode optar por polir as estruturas de alumínio para remover eventuais marcas e manchas. Apesar do processo de polimento ser um pouco demorado, essa é uma boa maneira de dar brilho extra às esquadrias. Use lixas d’água para remover as imperfeições. Mas atenção, use óculos de proteção e uma máscara de poeira para cobrir o seu rosto, pois o pó de alumínio é nocivo à saúde.

Vale lembrar ainda que, se exposto por longos períodos a intempéries, o alumínio pode começar a sofrer anodização, um processo similar à ferrugem, que implica no acúmulo de óxidos na superfície do material, deixando-o opaco. Se você suspeitar que o alumínio das suas portas e janelas começou a anodizar, pense na possibilidade de contratar um serviço profissional de limpeza de alumínio para remover o óxido acumulado.

 

Uma Matéria espetacular idealizada por: Clinipedia

 

Sobre o Autor

admin administrator

Deixe uma resposta