O uso de películas em residências tem como principal objetivo impedir que móveis, cortinas e pisos se desbotem. Para que isso seja alcançado as pessoas precisam conhecer o processo de como ocorre o desbotamento provocado pelos raios ultravioleta. Quando se diz que uma película rejeita 98% ou 99% dos raios que incidem em uma vidraça, não quer dizer que todos os raios ultravioletas foram repelidos, pois existem outros fatores que o provocam.

É possível comprovar que o ultravioleta contribui somente com cerca de 40% para o processo de desbotamento. A luz visível contribui com cerca de 25% e o calor ( energia solar ) com mais 25%. Podemos assim identificar 90% do problema, os 10% restantes estão associados à qualidade do material que recebe os raios solares, as tintas utilizadas nos móveis, bem como nos carpetes e tecidos.

Se pudermos equalizar estes fatores nos ambientes que queremos proteger, a redução do desbotamento não será total, mas reduzida ao mínimo. O uso de películas de controle solar adequadas, é a forma mais eficaz em retardar o desbotamento, pois ela vai neutralizar a quase totalidade dos raios UV e uma parte do calor e da luz visível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *